Nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho aconteceu a “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS” na cidade de Belo Horizonte, que tem como objetivo expor experimentos que beneficiem o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Mais de 7.000 projetos foram inscritos com a participação 1.625 municípios, com isso, o estudante do Curso de Saúde Coletiva, Gustavo Enrique Souza dos Santos de 28 anos, foi premiado entre os 800 trabalhos postos em submissão fazendo São João da Ponta ter a maior nota entre cidades com até 20.000 habitantes. Gustavo conta que, vencer o prêmio significa o reconhecimento da equipe a qual desenvolveu o experimento (Equipe de Atenção Básica), do estudo e dos debates em sala de aula, ele destaca, também, os desafios enfrentados pela saúde pública: “Nós falamos de uma cidade interiorana que é pouco vista, a gente mostrou que São João da Ponta e o estado do Pará tem SUS, diante de todas as dificuldades encontradas”.

A proposta foi desenvolvida na Unidade de Saúde da Família, e teve como objetivo explicar as estratégias que foram utilizadas para alcançar o indicador em relação a vacinação contra a Poliomielite, tendo Mayara Santos como uma grande colaboradora para essa pesquisa.

Texto: Iuri Rauda Souza Costa.